terça-feira, 11 de outubro de 2011

Steven Paul Jobs




Nome completo: Steven Paul Jobs
Residência: Palo Alto, Califórnia
Nacionalidade: Americano
Fortuna: US$ 8,3 mil milhões  (2011)
Cônjuge: Laurene Powell Jobs (1991–2011)
Filho(s): 4
Ocupação: Ex-presidente da Apple Inc.

Foi um inventor, empresário e magnata americano no sector da informática. Notabilizou-se como co-fundador, presidente e director executivo da Apple Inc. [7] Foi também director executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar e accionista individual máximo da The Walt Disney Company.

Juventude

Steve Jobs nasceu em San Francisco, filho de Joanne Simpson e do imigrante sírio Abdulfattah John Jandali. Os seus pais biológicos deram-no para adopção, pois não lhe podiam proporcionar condições para que Steve se formasse na universidade. Outra versão, no entanto, é que o pai de Joanne não queria o casamento e então ela teria decidido dar o bebé para adoção.
Foi adoptado por Paul e Clara Hagopian Jobs, que lhe deram o nome de Steven Paul. Quando completou 17 anos, entrou na universidade Reed College em Portland, Oregon e, depois de 6 meses, viu-se obrigado a abandonar a universidade, devido aos seus elevados custos.

O começo da Apple

Ao lado de seu parceiro tecnológico Steve Wozniak, Jobs fundou a Apple Computer em 1976 com o lançamento do Apple I e logo depois o Apple II. Com a Apple capitalizada pelos seus computadores "criativos" e simples, respeitada pela sua ousadia, a partir de 1979 iniciaram em conjunto a criação de um projecto que iria revolucionar tudo em matéria de hardware e software. Era o então projecto Macintosh, que ainda estava em suas cabeças e no papel. Este projecto sugeria o desenvolvimento de uma interface gráfica baseada por navegação de ícones, pastas e janelas (a chamada GUI) tudo isso accionado por um mouse - naqueles tempos os computadores só usavam o teclado - e uma prévia demonstração da tecnologia foi vista por Jobs numa polémica visita ao PARC da Xerox Corporation, o que lhe rendeu algumas acusações, sem provas concretas, de espionagem industrial, fato que ainda não foi totalmente esclarecido e ao que tudo indica o modelo do sistema da Xerox foi apenas uma inspiração que desencadeou a criação do primeiro Mac OS (o sistema operacional padrão nos Macintosh).
Em 1984, a Apple lançou o Macintosh, o primeiro e único computador geral com recursos de desenho, tipografia, além de uma interface gráfica abundante. O lançamento do computador foi feito com um grande estardalhaço através de uma campanha publicitária exibida nos intervalos do Super Bowl, evento que atinge picos de audiência enormes. Este comercial de TV foi emblemático pela sua ideia criativa e já demonstrava uma certa rixa entre Apple e IBM. O anuncio faz uma analogia ao livro de ficção científica homónimo de George Orwell "1984".

Morte

Steve Jobs morreu a 5 de Outubro de 2011 na sequência de um cancro no pâncreas, contra o qual lutava desde 2004. O anúncio foi dado pela família dele, que disse: "morreu em paz hoje".  A empresa da qual ele foi fundador e CEO, a Apple, divulgou um comunicado separadamente anunciando a morte de Steve Jobs. No comunicado, lê-se: "Estamos profundamente tristes ao anunciar que Steve Jobs faleceu hoje. O brilho de Steve, sua paixão e força foram as fontes de inúmeras inovações que enriquecem e melhoram todas as nossas vidas. O mundo é incomensuravelmente melhor por causa de Steve. Os grandes amores da sua vida foram a sua esposa, Laurene e sua família. Nossos corações estão com eles e para todos que foram tocados por seus dons extraordinários."
Também a 5 de Outubro de 2011, o site corporativo da Apple recebia os visitantes com uma página simples mostrando o nome de Steve Jobs, o seu ano de nascimento e morte e um dos seus retratos mais famosos. Ao ser clicada, a imagem conduzia a uma página com um obituário que dizia: "A Apple perdeu um visionário e génio criativo e o mundo todo perdeu um ser humano incrível. Aqueles de nós que tivemos o privilégio de conhecer e trabalhar com Steve perdemos um amigo querido e um mentor inspirador. Steve deixa para trás uma empresa que só ele poderia ter construído e seu espírito será sempre a base da Apple.

Importância de fundador da Apple

Steve Jobs trouxe para o senso comum a noção de qualidade na prática, uma síntese do conceito de excelência, não tanto pelos produtos da Apple em si. Ele demonstrou o ‘tao da excelência’ de uma maneira muito clara. No âmbito da tecnologia, Jobs lembra um pouco Ayrton Senna no sentido do nosso resgate de nação, pois ambos tinham a noção perfeita de que tinham uma missão. E a missão de Jobs era algo profundamente enraizado nele. Um compromisso inegociável com a excelência
O foco de Steve Jobs na nuvem computacional representa a transição para um mundo totalmente digital, ao qual os poucos aparelhos da linha tradicionalmente espartana da Apple terão acesso. No passado, ele já havia tentado transformar o computador pessoal em um hub digital, mas ainda não era possível. Foi logo antes de morrer que ele, finalmente, viu meios tecnológicos para realizar isso. Tudo o que a Apple lançou até agora sinaliza que o caminho dela é a nuvem.

É muito raro um executivo com tanta responsabilidade ter tamanho apreço pelo design e pela experiência do usuário como um todo. Steve Jobs foi um dos poucos CEOs que colocavam a qualidade em primeiro lugar, mesmo que isso fosse lhe custar muito dinheiro. Ele não se importava em ser o melhor. Ele queria ser muito melhor. Steve conseguia observar o comportamento humano e desenvolver produtos fáceis de usar e elegantes sem muita pesquisa. Foi o maior designer de experiência de todos os tempos

Jobs nos deixou como herança uma nova estética e um jeito inovador de se comunicar. Hoje, a comunicação de marketing, expressa na propaganda comercial, ficou com uma marca do pensamento e do estilo de Steve Jobs. É uma influência que está mudando o negócio da propaganda. Junto com o Google, a Apple instituiu uma verdadeira revolução na comunicação
Com o iCloud, o serviço da Apple de armazenamento e sincronização de arquivos na internet, Jobs fechou sua carreira com chave de ouro. Ele sempre se esforçou para promover a integração vertical de tudo o que criava, e isso é a consagração dessa filosofia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário